RSS Feed

I Timóteo - Cadu compartilha... A noiva em silêncio

Marcadores: , ,

“Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” I Tm 2.15

A natureza caída da cultura humana mercantilista, materialista e imediatista de nossos dias nos pressiona. Pressiona-nos a desejarmos e acreditarmos que NECESSITAMOS de tudo o que as estratégias de marketing nos oferecem de todo o jeito. Pela internet, pela televisão, pelas músicas, jornais e tudo o mais que conseguirem utilizar, nos pressionam a gastarmos nossa força e nossa vida para obtermos coisas vãs, nos pressionam a viver correndo atrás de coisas que não tem valor. E como se isso não bastasse, esses meios nos pressionam tanto que alguns de nós acreditamos serem elas realmente necessárias, imprescindíveis e legitimamente desejáveis. Procuram nos convencer, subjugar-nos a estas vaidades e além disso ainda ensinar as futuras gerações a fazerem o mesmo. Algumas de nossas crianças crescem acreditando que todos os seus desejos infantis sempre serão satisfeitos (imagino que não seja nada fácil criar filhos – dizer “não” deve ser dolorido no momento, Deus fortaleça os papais e mamães da igreja). Alguns pais querendo fazer de seus filhos os mais felizes e completos, fazem o impossível (até contra seus próprios princípios) para elevá-los a esta condição. Mas sabemos que isto não acaba bem. A vida não é assim! Estas crianças crescem mandando em seus pais e conseguindo o que querem. Choram e ganham, gritam e são atendidas!

Nosso noivo nunca se comprometeu a nos dar tudo o que desejássemos. Ele supre todas as nossas necessidades e não nossas vaidades. Alguns acreditando que podem dizer a Deus o que Ele deve fazer para fazê-los felizes tentam dar ordens e prazos para Deus. Muitos aprenderam isso com seus pais e acreditam que Deus também deve ser assim, comportar-se no mesmo padrão. Afinal, quem é o noivo, quem é o marido, quem é o cabeça? Nós como noiva não devemos nos submeter, nos colocar debaixo da vontade (boa, agradável e perfeita) do noivo? Sim noiva de Cristo, nosso lugar é debaixo da vontade do noivo, em silêncio, confiando no noivo, confiando em Jesus. Acreditando que tudo o que está escrito a nosso respeito (na bíblia) é verdade. Acreditando que nossa ansiedade e reclamação não nos levará para perto de nossos próprios objetivos. Nosso lugar é debaixo da mão de misericórdia e justiça do noivo que nos conduz por entre as circunstâncias da vida sempre nos ensinando algo.

Ele é que nos ensina. Quem somos nós para ditarmos as regras ou apontarmos o caminho de nossas próprias vidas? Ele o noivo é que detém toda a sabedoria. Nosso papel é depender d'Ele em [silêncio e] confiança.

Carlos Eduardo Dutra Brum

1 comentários:

  1. César Scheck

    Bah, que show, Cadu! Infelizmente a sociedade esta criando mais e mais crianças mimadas que podem se tornar jovens frustrados ou marginais.
    Dou graças a Deus pela criação que tive: nunca faltou nada como também não houve excesso de nada, mesmo que meus pais tivessem recursos para tal. A pressão que o mundo faz é grande e realmente nos envolve e nos convence. Geralmente quando batemos de frente para desmascarar esse comportamento somos taxados de radicais pelo mundo e até mesmo pelos irmãos.
    Os tempos mudam; a Palavra não.

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!