RSS Feed

Filemon - Igor compartilha...

Marcadores: , ,

"Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.
...
apelo em favor de meu filho Onésimo que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.
(...) Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei - para não dizer que você me deve a própria vida.
Sim, irmão, eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor. Reanime o meu coração em Cristo!" (Filemom 6, 10-13, 19, 20)


Paulo escreve a carta a Filemom com uma motivação diferente das demais cartas, para interceder por Onésimo, servo de Filemom, que havia o abandonado, mas que encontrando Paulo na prisão, transformou o que era uma fuga em um grande encontro com Jesus.



Significado de Fugir (Aurélio)

v.i. Afastar-se, retirar-se, desviar-se apressadamente para escapar (a alguém, algum perigo, ou de algum lugar). / Retirar em debandada. / Sair furtivamente. (Sin.: abalar, abrir o arco, abrir o chambre, abrir o pé, azular, bater a linda plumagem, bater a asa [ou as asas], bater em retirada, botar o pé no mundo, cair no mundo, dar à canela, dar aos calcanhares, dar às de vila-diogo, debandar, ensebar as canelas, esquipar, meter o arco, passar sebo nas canelas, raspar-se, zarpar e muitos outros, quase todos populares.) ; V.t. Evitar alguma coisa ou pessoa, por aversão ou temor. / Abandonar. / Esquivar-se. / Deixar de cumprir (a palavra, um compromisso).



Muitas vezes é mais simples a fuga. Onésimo fugiu, Elias fugiu, Jonas fugiu... todos fugimos. Fugimos ao dar prioridade maior a algo que não deveria ser o centro. Fugimos ao agendar tudo e não deixar tempo para a comunhão. Fugimos ao não querer encarar a dor. A fuga é facilmente identificada quando é como a de Onésimo, ou em remédios, bebidas e outras drogas, mas esquecemos que fugir é andar em outra direção, nos afastar. É fácil dar mais importância ao trabalho, faculdade, ou compromissos em detrimento de outras coisas. O pai que trabalha arduamente para que nada falte aos filhos, mas se trocar o estar perto deles por horas de trabalho a mais pode ser tarde quando perceber que cresceram, e faltou algo: sua presença.


Nossos dias são cada vez mais corridos, mas Deus continua o mesmo, esperando que possamos lhe dar um pouco de atenção, muitas vezes precisamos parar para ouvir a Sua voz.



Paulo enfatiza a comunhão, comunhão com os irmãos, mas todos dias sempre temos prioridades, as vezes acabamos colocando prioridades erradas a frente daquilo que é realmente importante, Deus valorizou a comunhão, através de um relacionamento com o homem. Por causa deste relacionamento, para restabelecer a comunhão enviou Jesus para pagar um alto preço por nós, pleno conhecimento em Cristo é valorizar o que Deus valoriza.


Por causa do evangelho, Paulo preferia que Onésimo ficasse para ajudá-lo, mas Paulo o devolve ao seu senhor. O amor de Paulo pelo recém convertido é expressa não só em palavras, mas também quando diz
"escrevo de próprio punho" (v19), algo diferente das outras cartas, onde certamente Paulo teria alguém para ajuda-lo escrevendo suas palavras. Paulo também ressalta a diferença no tratamento entre irmãos, embora sempre abdicasse de qualquer privilégio, por amor Paulo abre mão do que costuma fazer, entregando "como se fosse o meu próprio coração" (v12). Percebo que muitas vezes falta uma coisa: nosso próprio coração!


Somos corpo, somos família, somos irmãos; então o que estamos priorizando?
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." (Mateus 6:33) Eu também preciso entender bem isto.



A Paz de Jesus.

Igor R. M. Menezes