RSS Feed

II Coríntios - Cadu compartilha: Inspirando a Outros

Marcadores: , ,


Inspirando a Outros

"porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos." (2 Coríntios 9:1)


Neste capítulo Paulo fala sobre o procedimento dos crentes da Acaia (Grécia) e como ele estimula a outros irmãos. Três aspectos deste elogio de Paulo são relevantes:


* Prontidão - Inclinação mental positiva

* Zelo - Ardor (fogo) interior que move as ações

* Estímulo - Provocar atitudes em outras pessoas


Poder ver como nosso procedimento influencia o meio onde vivemos tem grande valor para a realização pessoal. Até mesmo Cristo ficará satisfeito ao ver que sua obediência teve bom fruto "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito (...)" (Isaías 53:11); Ver o fruto de nosso procedimento é fruto de satisfação.

Além da satisfação existe ainda outro motivo para que fiquemos alegres por nossas atitudes fazerem diferença: as palavras de Jesus que disse "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5:13)

Mas para que nosso procedimento tenha bom resultado, ou seja possa estimular e influenciar a outros, para que efetivamente sejamos "o sal da terra" o texto de 2 Coríntios nos revela duas condições que são: Zelo e Prontidão.

Quantas vezes ouvimos a voz de Deus, mas demoramos tanto para obedecer que até quase esquecemos o que nos foi dito (pelo menos acontece comigo). Deve haver em nós uma inclinação a obedecer, uma disposição prévia para a obediência, isto é o que Paulo chama de Prontidão.

Outra força motriz da vida é a Paixão, aquela chama interna que nos move a tomar atitudes, é um desejo incontido de avançar, é uma vontade que vem do interior, ou do coração como gostamos de dizer. A palavra utilizada pelo apóstolo dá ideia de ciúmes (o mesmo que Deus tem de nós), ele chamou isso de Zelo.

Com Prontidão e Zelo para fazer coisas segundo a vontade de Deus com certeza nossas atitudes vão estimular a muitos.



Carlos Eduardo Dutra Brum

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!