RSS Feed

I Timóteo - Cadu compartilha... Quem é o noivo. Como deve ser a noiva.

Marcadores: , ,

I Tm 2:8-158 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

Considerando que Jesus é o noivo e nós (a igreja) somos a noiva, este trecho da carta de Paulo a Timóteo nos traz uma série de revelações.

a) Quem é o noivo:“os homens orem em todo lugar” - aquele que tem comunhão íntima com o Pai, Ele e o Pai são Um;

“levantando mãos santas” - tudo o que Ele faz é bom e perfeito, Ele é justo sempre;

“sem ira nem contenda” - Ele é a imagem, a realização da misericórdia do Pai para com o mundo, o príncipe da Paz. Ele está em paz conosco, pois nossa culpa já foi apagada, nossa ofensa já não afronta mais nosso Deus. Nós estamos em paz com o Pai por causa do noivo;

b) Como é a noiva (como devemos ser):
Paulo descreve algumas características e costumes, as quais recomenda às mulheres, como sabemos que pelo Espírito refere-se a nós como igreja, então
 
“que as mulheres se ataviem com traje decoroso” - decoro = decência = honestidade;
 
Devemos proceder honestamente em nossos negócios como cidadãos e como instituição. Devemos procurar seguir as leis, sem nos aproveitarmos da ignorância daqueles que nos cercam. Como aqueles que “buscam em primeiro lugar o reino de Deus e a sua Justiça” devemos buscar viver em justiça, honestidade e honra. Devemos nos submeter à toda autoridade, salvo em caso de nos ordenarem a agirmos contra as escrituras.
 
“com modéstia e sobriedade” - desprovidos de vaidade ou orgulho. Andar na palavra de Deus a qual tem sua força na verdade e na simplicidade, procurar obedecê-la.

“não com tranças” - A igreja não deve gloriar-se ou orgulhar-se por aquilo que consegue construir com suas próprias mãos. Todo o talento e capacidade vem do Pai que é digno de toda a glória.

“ou com ouro, ou pérolas” - Nosso orgulho também não deve estar naquilo que temos. No tanto de recursos materiais temos, no quanto podemos comprar.

“ou vestidos custosos” - muito menos naquilo que adquirimos deste mundo. Se alguma coisa alcançamos é com um propósito de expandir o Reino de Deus. Se alguma coisa conquistamos neste mundo é porque nosso noivo nos permitiu.

“mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras” - a igreja como a reunião dos representantes, embaixadores do Reino de Deus neste mundo, devemos fazer as obras que Ele fez. Buscarmos fazer ainda maiores, pois é Sua promessa. E estas obras não são apenas construções humanas, que fazem memória de nomes de pessoas, mas obras eternas, edificação e transformação de vidas as quais só são tocadas e impactadas quando o caráter de amor de Deus é veiculado através de nossos atos de justiça.

“A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão” -

(continua...)

====

Carlos Eduardo Brum

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!