RSS Feed

Já não vos chamo servos... mas AMIGOS!

Marcadores: , ,


"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros."Jo 15,12-17

Dia 20/07 foi instituído, acredito que pelo comércio, o Dia do Amigo. Boa ou má a intenção não vem ao caso, pois eu amo uma data comemorativa! E principalmente quando envolve meus amigos.
Quando criança eu tive vários problemas na escola, quase não tinha amigos, coisas que Jesus ainda está curando na minha alma... estou no processo. Mas, mesmo antes de restaurar isso por completo nas minha emoções e lembranças Ele foi restituindo muito do que eu perdi na infância, dando-me grandes e preciosas amizades que tem me sustentado, tem me animado, às vezes levo umas "varadas", outras (e essas são muitas!) ganhos longos e aconchegantes abraços que me fazem sentir literalmente "nos braços do Pai".
Pois pensando em tudo isso, e principalmente nesta data, que lembrei dessa palavra linda de Jesus:
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai."
e pergunto: será que temos aproveitado essa oportunidade de sermos amigos de Jesus?
Bah, tenho experimentado um tempo de entender, discernir o corpo. Corpo acredito que possa ser representado como uma grande amizade. Amo estar com meus amigos, comemorar datas importantes, estar perto nos bons e maus momentos, abraçar e beijar, dar presentes, conversar e conversar (essa parte eu gosto muito, em particular), gosto realmente de vivenciar minhas amizades, e mandar e-mails e torpedos, e gosto que saibam como estou e gosto de saber como eles estão, e assim a gente vai se relacionando. Bah, pra mim isso é vital. E isso é corpo de Cristo também.
Mas, mais profundo que me relacionar com meus amigos amados, como tenho me relacionado com quem escolheu deixar toda sua glória e majestade para ser AMIGO de uma plebéia, chinelona (como diz o pastor Glavan), sem nada de bom para oferecer, e ainda por cima cheia de feridas e sujeiras que foi carregando ao longo da vida? E, para completar, amar tanto essa amiga que a escolheu por noiva. De fato, esse amor será para mim eternamente incompreensível, mas transformador quando penso que tenho acesso a ele todos os dias, e a qualquer momento.
Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça.
Que amizade maravilhosa temos acesso! Fomos escolhidos por Jesus, mesmo com toda nossa sujeira, mesmo com todos os nossos pecados, nossas falhas e ofensas, mesmo com todo nosso passado, para um propósito grandioso dar frutos que permaneçam! 
Mas há uma condição nesse relacionamento: Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Isso inclui abandonarmos nossa vidinha de sem-vergonhice, botar a cara no pó, nos arrependermos dos nossos pecados e alinhar nossa caminhada com o Senhor, num posicionamento diário pela fé, e isso não é mole, companheiros, mas é a condição de termos como nosso amigo o melhor dos amigos que alguém pode ter: Jesus, e com essa amizade desfrutarmos de algo que muitas vezes passamos anos dentro de uma Igreja sem sequer saber que existe: uma vida abundante com Ele!
Nesse dia do amigo minha oração é para que o Espírito Santo, que nos ensina todas as coisas, ministre no nosso coração o desejo de atendermos a esse chamado, de respondermos positivamente a essa amizade, e assim como Jesus não mediu consequências para estabelecer esse relacionamento conosco, que o Espírito Santo nos constranja diariamente a não medirmos consequências, nem pesarmos "perdas ou ganhos" neste mundo passageiro, para que possamos desfrutar da amizade de Jesus na íntegra, sem limites. Bah, que possamos estar não abertos, mas escancarados para deixar que Jesus entre na nossa vida com tudo, trazendo liberdade ao nosso espírito, santificação, cura, transformação, entendimento, e então, passemos a viver uma vida abundante no Senhor, não só dá boca pra fora, como muitas vezes vivemos, mas uma vida abundante pra valer, com uma alegria e uma paz que o mundo jamais vai nos dar e que só temos quando estamos com Ele.
Feliz Dia do Amigo!

Amo vocês,
Aninha

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!