"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
...
Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
Pela fé Abraão - e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade - recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.
...
Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados." (Hebreus 11:1, 8-12,39-40)
Fé é certeza e prova!
Significado de Certeza (Aurélio)
s.f. Caráter daquilo que é certo, evidente, indubitável: uma certeza matemática. / Convicção, segurança plena e total: tenho a certeza de que ele vencerá. / Conhecimento certo. / Estabilidade: não há certeza alguma nas coisas do mundo. / Filosofia. Convicção que o espírito tem de que os objetos são tais quais ele os concebe. // Loc. adv. Com certeza, evidentemente, certamente.
Significado de Prova (Aurélio)
s.f. O que demonstra a veracidade de uma proposição, ou a realidade de um fato. / Testemunho, demonstração: dar prova de boa vontade. / Argüição, oral ou escrita, em exame: prova de literatura. / Experiência, ensaio que se faz de uma coisa: submeti o carro a várias provas. / Fig. Desgosto, dor, desgraça: passar por duras provas. / Matemática. Operação pela qual se confirma a exatidão de um cálculo: a prova dos nove, a prova real. / Tipografia Folha impressa para sofrer revisão: já revi a segunda prova do meu livro. / Fotografia. Exemplar obtido de uma chapa fotográfica. // Desportos. Competição: prova de salto em altura. // Direito. Prova circunstancial, a que se baseia em indícios. // Direito. Prova testemunhal, a que resulta do depoimento de testemunhas. // loc. adj. A toda prova, capaz de resistir a tudo: coragem a toda prova. // Pôr à prova, experimentar.
Sobre fé é estranho pensar em "evidente" como característica, talvez "indubitável" para aquele que crê, muitas vezes somente para o que crê. "Prova" para mim tem sentido mais concreto, se pensar em matemática, depois de um teorema ser provado, é usado sem que se necessite nova prova (ex. teorema de Pitágoras), infelizmente não vivemos algo tão simples como a matemática pode ser.
Temos fé quando agimos segundo essa fé, Abraão obedeceu e foi na direção do que não conhecia, embora não tenha dado nada a Deus, recebeu uma promessa e o fato de crer lhe foi creditado como justiça (ver Rm 4:17-22).
Muitas vezes achamos que algo é demais para nós, pois não somos capazes de retribuir, ou pagar 'o preço', mas Deus primeiro nos amou, então enviou seu Filho que por amor entregou-se pagando um preço que jamais seremos capazes de retribuir! Nem mesmo crer em Deus podemos se Ele não se aproximar de nós, a fé vem de Deus, o amor para retribuir o que Deus nos fez vem Dele. Se não deixarmos Ele se aproximar de nós jamais poderemos receber ou retribuir tudo isto. Paulo era fariseu, perfeito segundo a lei, tudo que fazia era licito tanto para os judeus quanto para os romanos (ver Fp 3:4-6), mas ainda desconhecia a Deus, e por isso não podia agradar a Deus, isto só vem pela fé.
Os versículos 11 e 12, também Romanos 4:17-22 falam de uma promessa que Abrão recebeu de Deus (ver Gênesis 15), mesmo crendo, o tempo passou, dez anos! (ver Gênesis 16) então Sarai oferece sua escrava Hagar para gerar um filho (talvez a primeira barriga de aluguel da história). Muitas vezes somos assim, achamos que o tempo muda o que é certo, pior, o tempo só enfraquece nossa certeza. A promessa de Deus é perfeita, Abrão amava Sarai, família é um projeto de Deus, ao fugir do (ou facilitar o) propósito de Deus, Hagar gerou Ismael, e com isso também muitos problemas. Nem mesmo isto enfraqueceu a promessa nem a mudou.
Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos". Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?" E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro!" Então Deus respondeu: "Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes" (Gênesis 17:18-9)
Onde está Sara, sua mulher?", perguntaram. "Ali na tenda", respondeu ele. Então disse o Senhor "Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho". Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?" Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: 'Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?' Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho". (Gênesis 18:9-14)
Os pensamentos de Deus não são os nossos, e Ele é fiel, como está escrito em Hebreus 11:11-12, a promessa do filho que daria a Abraão descendência, embora não tenha visto a promessa se cumprir em sua totalidade, foi a fé que o sustentou e fez andar em terra estranha, tomando posse da terra onde foi considerado estrangeiro, através de sua descendência. De mesma forma hoje somos nós peregrinos nessa terra, estrangeiros, mas receberemos uma pátria que não se constitui de coisas perecíveis (ver Ap 21).
Hebreus 11 trás vários exemplos de fé, mas para mim dentre os mais difíceis de demonstrar é a fé de Abraão, que não somente obedeceu, mas também esperou. Embora tivesse a esposa e muitos servos, nos momentos difíceis sempre parece estar sozinho. Seu relacionamento com Deus é pessoal e direto.
É bem simplista ter a certeza e a prova (do que esperamos e não vemos), viver isto é bem mais complicado, ainda mais quando o tempo passa. Na época do micro-ondas, onde se aperta um botão, espera uns minutos e pronto, noto que muitas vezes é difícil permanecer até a próxima semana.
Que possamos permanecer firmes Naquele que pode cumprir Suas palavras.
A paz de Jesus
Igor. R. M. Menezes


0 comentários:
Postar um comentário
Compartilhe você também. Comente!