RSS Feed

Tito - Igor compartilha...

Marcadores: , ,

"É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. (...) Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." (Tito 1:6-9,15)


Neste trecho Paulo fala abertamente dos pré-requisitos e do caráter do servo do Senhor para a Sua obra, em contraposição aos da circuncisão "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra." (1:16).


No capitulo seguinte Paulo passa a falar do que fazer, mas o trecho acima remete a duas outras passagens. Primeira, "Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" (Atos 6:2-4) que revela a preocupação dos que desempenham funções ministeriais e como devem ser aqueles que os ajudam, a segunda em II Coríntios 5:20a que diz: "Portanto, somos embaixadores de Cristo". Muitas vezes nos limitamos aos compromissos que assumimos explicitamente, seja cargo, seja função... contudo nos esquecemos que não há opção de estar no corpo e não ter compromisso, mesmo que não seja direto, o estar em Cristo faz com que sejamos parte deste corpo. Ao passo que se um sofre, todos sofremos; se um se alegra, todos nos alegramos; se um dá bom testemunho, todos assim o fazemos; mas se um dá mau testemunho, todos nos envergonhamos.


As escrituras são claras que para servir é necessário ser exemplar. Contudo hoje o mundo tem os seus valores, devemos nos moldar a quais padrões? Somos todos servos? Somos todos embaixadores? Somos todos salvos? Pedro diz: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (I Pedro 2:9). Para Pedro, somos sacerdócio real, nação santa, isso não me parece pouco, e tudo isso pelo amor de Jesus que pagou alto preço, por isso ele nos cotou com alto valor.

Tenhamos em mente o que somos e quem somos, para que sejamos aquilo que se espera de nós.

A Paz de Jesus.

Igor R. M. Menezes

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!