RSS Feed

Romanos - Igor compartilha: Moldados pela...

Marcadores: , ,

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:1-5)

Para facilitar abaixo estão os significados das palavras, acima, em destaque.

Deus nos molda de diversas formas, mas a mais temida é a tribulação, pois nos força a nos ajustarmos (em uma perspectiva individualista), na verdade se nós nos moldássemos, não precisaríamos ser moldados, mas não somos capazes. Se a tribulação fosse um fim (objetivo) em si mesma, de nada serviria.

A crise é um momento de mudança. Para nós Paulo revela que a tribulação produz perseverança, ou seja, nos torna firmes (num propósito), constantes (no caminho).

A perseverança produz um caráter aprovado, qual melhor exemplo de caráter aprovado que o de Jesus? [Ver Fp 2:5-18]

E o caráter aprovado produz esperança, é a esperança também um fim? Não, pois se fosse não seria esperança: "Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente." (Romanos 8:24-25). Então, o que esperamos?

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. (Romanos 8:29-30).

Se somos conhecidos, previamente por Deus, que nos criou, também somos predestinados a sermos semelhantes a Cristo, novamente o caráter de Cristo deve ser moldado em nós. Por isso somos chamados, não por mérito, mas porque precisamos mudar e isso para nós é a justiça de Deus. "E não só isso [a criação que geme], mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo." (Romanos 8:23). O Corpo de Cristo já foi aperfeiçoado por completo? Não há mais doentes entre nós? Já vemos a glória de Deus?

Eu tenho algo a esperar neste novo ano, a cada dia, até que tudo se cumpra!

Portanto "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos 12:12), Pois "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8:28)

Igor R. M. Menezes

tribulação

s. f.

1. Aflição, adversidade.

2. Perseguição.

3. Desassossego.

4. Trabalho.

5. Angústia.

perseverança
(latim perseverantia, -ae)

s. f.

1. Qualidade ou ação de quem persevera.

2. Constância, firmeza, pertinácia.

3. Duração aturada de alguma coisa.

caráter
sm (gr kharaktér)

1. Figura que se usa na escrita.

2. Tip Cada um dos tipos de imprensa.

3. Tip A forma que se dá a um tipo.

4. Cunho, distintivo, marca.

5. Feitio moral.

6. Índole.

7. Qualidade inerente a certos modos de ser ou estados.

8. Sinal de abreviatura.

9. Expressão ajustada, propriedade.

10. Missão, título: Apresentou-se com o caráter de representante da imprensa.

11. Honradez: Homem de caráter. Pl: caracteres (é). Caracteres adquiridos, Biol: caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários como acreditava Lamarck. C. específico, Biol: caráter que distingue uma espécie de outra ou de todas as outras espécies do mesmo gênero.

esperança
(esperar + -ança)

s. f.

1. Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.

2. Expectativa.

3. Coisa que se espera.

4. Confiança.

5. Relig. Uma das virtudes teologais.

adj. 2 gén. s. 2 gén.

6. Desp. Diz-se de ou categoria de desportistas, de idade variável consoante o desporto, situada geralmente depois dos juvenis e antes dos juniores.

7. Desp. Diz-se de ou desportista dessa categoria.

dar esperanças: estar prometedor, animar com esperanças.

estar ou andar de esperança: estar no período de gravidez (só se diz da mulher).

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!