RSS Feed

[Estudo] Preparação para o combate

Marcadores: , , ,



Neste estudo, mudo o estilo do compartilhar palavras curtas baseadas na leitura atual apenas. Por ser um assunto longo está dividido em algumas partes, também usa alguns outros livros além de Efésios, e referencias históricas.

Postado originalmente no site da Igreja:
Preparação para o combate

Esta é a introdução ao assunto, acompanhem o restante conforme for postado.



Preparação para o combate



Efésios 6:11-20 trás a conhecida passagem onde Paulo descreve a Armadura de Deus, embora seja bem específico, muitas vezes confundimos com as Armas de Deus. Sandálias, cinto, couraça, capacete, escudo e espada, são peças do equipamento de um soldado romano, mas vestir essas peças faz de alguém um soldado? É necessário compreender o que é ser um soldado e o emprego de cada uma dessas peças no combate, além do fato de se comportar como um guerreiro, para ser considerado um soldado. Será que compreendemos o que significa isso?

Muito diferente do contexto usual da passagem, um soldado não luta sozinho, faz parte de uma fração que por sua vez compõem uma unidade e muitas vezes se agrupa com outras a fim de cumprir uma missão (tomar um objetivo ou defender uma posição). Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:16 / NVI) Vestido da Armadura de Deus, você sabe onde se enquadra nessas missões? Você sabe manusear a espada, ou empregar o escudo?

Nossa cultura não é militarista, tampouco o povo de Israel era. Diferente dos gregos que possuíam forte tradição militar, isto torna mais difícil a compreensão de algum detalhe, mas outros são bem claros. Se tomarmos como base as batalhas narradas na Bíblia, é bem óbvio que músicos a frente da tropa, não ganham uma guerra, 300 homens não destroem um exército inteiro, podemos entender que não foi o poderio militar de Israel que fez essas coisas, existe algo de sobrenatural. Quando Israel estava perto de Deus, tinham paz e prosperidade, mas cada vez que se afastavam, eram invadidos. O que mudou? Israel fisicamente estava no mesmo lugar, os vizinhos eram os mesmos, mas estavam longe da área (espiritual) que Deus determinara para eles.

Será que compreendemos realmente como a batalha acontece no espiritual, ou estamos dia após dia lutando com nossas próprias forças? Pois não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Efésios 6:12 / NTLH).


Igor R. M. Menezes


Preparação para o combate

Sumário:





0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe você também. Comente!